COSTA VERDE
 
 

Como o próprio nome sugere, pode esperar nesta região todos os tons de verde, montanhas e vales férteis, onde a agricultura prospera devido às fortes chuvas que fazem desta zona a mais verde de Portugal. Um litoral de praias não poluídas acolhe o Oceano Atlântico, enquanto os visitantes também apreciam o campo, com as suas pequenas quintas, quintas com esplêndidos casarões transmitidos há séculos por famílias, vinhas e bosques de pinheiros ou carvalhos.
A comida é considerada uma das melhores do país: desde as mais variadas formas de cozinhar o bacalhau até pratos aparentemente bizarros, como as tripas à moda do Porto (guisadas de tripas com feijão) ou os rojões (onde se usa cominho para temperar o porco cozido no vinho e alho), para não falar dos vinhos e sobremesas. As principais cidades:

Braga (com as suas igrejas barrocas, parques e o extraordinário lance de escadas do Bom Jesus)

Guimarães (célebre, com o seu antigo castelo, como berço da nação),

Viana do Castelo (com casarões opulentos construídos nos estilos renascentista e barroco e vistas deslumbrantes) e, claro

O Porto, a segunda maior cidade portuguesa, com o seu ambiente arquitectónico do século XIX e o orgulho de dar nome ao Vinho do Porto.

Ainda nesta zona, não deixe de conhecer o Parque Nacional da Peneda-Gerês, com as suas paisagens selvagens e dramáticas e uma rica variedade de flora e fauna.