ALGARVE
 
 

Para onde quer que você olhe, as cores da serra e do mar estão sempre com você, criando a impressão de uma aguarela pontilhada por reflexos dourados, verdes e azuis. A região é extensa e agradável, com um clima mediterrâneo, marcado pelo cheiro a mar na maré baixa e pelo perfume a flores silvestres.
Um passeio pela teia emaranhada de ruas estreitas, becos e degraus que se afastam da costa é a melhor forma de conhecer esta parte da região. Mas você também pode facilmente se perder na vastidão da faixa costeira. Aqui o cenário é composto por algumas das mais belas praias da Europa, de onde se pode admirar a costa rochosa e as sombras lúdicas que projetam na areia.
Depois do encanto da paisagem, poderá descobrir os aromas e sabores da cozinha tradicional algarvia. O cardápio pode ser composto por peixes e mariscos, com pratos como caldeirada de peixe (caldeirada) ou cataplana de amêijoas (amêijoas cozidas em frigideira de cobre), ou ainda se deliciar com a tradicional comida serrana de grão de bico e repolho estufado. O leque de escolhas incluirá também as famosas iguarias regionais, como o figo, a amêndoa, a alfarroba e a aguardente de medronho de origem local, destilada na serra em velhos alambiques de cobre.
Ao viajar pelo Algarve, por entre as suas serras e planícies repletas de locais de grande interesse ecológico, ricos em biodiversidade e ecossistemas, sentir-se-á como se estivesse a passar por um espaço repleto de tradições diferentes, inalteradas há muitos séculos. O artesanato é habilmente confeccionado pelos artesãos locais, que utilizam técnicas ancestrais e de longa data e produzem uma excelente gama de olarias, cestos trançados, artigos de cobre e latão, ou outras peças de linho e juta.
A apenas um passo da paz tranquila do interior está a emoção da vida noturna algarvia. Bares, discotecas, marinas e casinos garantem aos visitantes o melhor tipo de folia.
O patrimônio construído da região é algo que você não pode perder. A arquitectura das casas caiadas de branco, com as suas molduras de cores vivas e chaminés de notável beleza, os campanários das igrejas e os museus, revelam memórias particulares dos antepassados ​​do povo algarvio e ajudam a tornar este destino tão especial.
Recomenda-se também a variedade de esportes ao ar livre disponíveis, seja jogando golfe em campos verdejantes ou praticando exercícios físicos em algumas das excelentes instalações da região, seja no litoral ou talvez no alto das colinas , onde, depois dos rigores do inverno e mesmo antes dos primeiros sinais da primavera, o terreno é coberto por um manto branco rosado, produzido pelo desabrochar das amendoeiras espalhadas pelo horizonte.
Este é o verdadeiro retrato de um Algarve que encontrará à sua espera, durante todo o ano.